Moradora de Porto União compõe sucesso da música sertaneja

San Dasko atualmente está morando em São Paulo (SP). A artista tem o sonho de cantar para o seu povo

·
Atualizado há 7 anos

san-dasko-pu-artista-2
Sandra Dasko já é conhecida pelo País pelo nome artístico de San Dasko. (Fotos: Arquivo Pessoal)

Sandra Dasko já é conhecida pelo País pelo nome artístico de San Dasko. Ela é uma simpatia em pessoa, sem contar a sua humildade e talento nato. Nascida em Porto União (SC), desde pequena, San já sabia o que queria para sua vida: cantar e atuar na televisão.

A batalha é grande. Mas a persistência de San é maior ainda. Prova disso é que desde os 19 anos reside em São Paulo (SP) para ficar mais próxima das agências e grandes nomes da arte. San conta que nunca teve pressa. Tudo deve acontecer no momento certo.

Filha de mãe doméstica e pai agricultor, a artista nunca mediu esforços para ajudar a família e lutar pelos seus objetivos. “Minha família e eu morávamos no Pintadinho, depois no Jardim Brasília, em Porto União. Sempre fomos unidos e permanecemos assim até os últimos dias de vida de meus pais. Hoje somente meu irmão continua morando na minha terra querida”, conta.

As idas e vindas para São Paulo iniciaram cedo. San viajava junto com a mãe para trabalhar como doméstica, já aos 14 anos de idade. E assim foi. “Quando completei 19 anos de idade cheguei para a minha mãe e disse que pretendia morar na capital paulista para trabalhar e realizar o sonho de me tornar artista. Tive muito apoio da minha família”.

Antes da arte, Sandra foi doméstica, camelô, vendedora de lojas. “Todas as profissões que Deus colocou no meu caminho tenho muito orgulho”. Pouco depois San foi ganhando destaque como modelo e atriz. Todo o trabalho foi amparado com cursos e mais cursos.

Entre os trabalhos artísticos San ganhou notoriedade em novelas e no programa humorístico Zorra Toral, da Rede Globo, gravando inclusive no Rio de Janeiro. Também gravou programas para a Rede Record e SBT. “Eu corria atrás. Levava meus currículos em agências e, conforme precisavam iam me chamando”.

Mãe querida

Em 2013 San interrompeu os trabalhos artísticos em razão do tratamento de saúde de sua querida mãe, a quem tanto lhe apoiava. “A minha mãe estava com câncer e larguei tudo para retornar à Porto União para cuidar dela. Infelizmente minha mãe não resistiu e veio a falecer. Mas eu sabia que ela queria que eu fosse feliz e lutasse pela carreira artística e assim o fiz”, relata.

Mulheres reais

San está engajada com um projeto audacioso. Ela pretende gravar um clip chamado Mulheres Reais para homenagear o dia a dia do sexo feminino. “No vídeo pretendemos homenagear à todas as mulheres, de todas etnias as raças, poder social, enfim, as imagens trarão crianças, jovens, adultas avós, todos os gêneros. Ficará muito bacana”, conta.

Música autoral

San também é compositora. Além de duas músicas autorias que em breve estarão saindo do ‘forno’, ela também compôs a música Vuco Vuco que foi gravada pela dupla João Lucas & Marcelo, repercutindo no cenário da música sertaneja.

 

 

 

Confira o clip da música Vuco Vuco da dupla  João Lucas & Marcelo, composição de San Dasko.