DESTREZA E HARMONIA: Formandos do ballet fazem aula de equitação

A atividade aconteceu na tarde do sábado, 16, no Rancho 2N. A intenção dos estudantes do Centro de Porto União da Vitória foi conhecer a prática do esporte e o universo equino

·
Atualizado há 5 anos

equitacao12

A aula de ballet do Centro de Danças de Porto União da Vitória neste sábado, 16, teve um palco diferente. Os oito formandos ao título de bailarinos clássicos pela escola, em 2019, foram convidados à conhecerem as expressões corporais dos cavalos, sua destreza, disciplina e harmonia.

É claro que empolgação não faltou a turma, que acompanhada de seus familiares, visitaram o Rancho 2N, que fica em União da Vitória, e que oferta aula de equitação e equoterapia.

equitacao9

 

equitacao8

De acordo com o diretor do Centro de Danças, Tadeu Ribeiro, a ideia foi a de aprender os comandos de controle dos cavalos, fazer exercícios de equilíbrio e de domínio pessoal.

“Um bailarino necessita de tudo isso para estar em um palco. É preciso dominar o seu personagem e não ser dominado”, afirma o professor, ao se referir ao espetáculo do fim de ano, que é realizado anualmente pela escola, no mês de novembro.

equitacao5

O proprietário do espaço, Luiz Bassi Netto, partilhou ótimos momentos sobre a sua paixão pelo cavalo. Comentou que a relação de confiança entre o homem e o cavalo é muito importante. Explicou ainda os princípios básicos para montaria, sendo: flexibilidade, equilíbrio e ritmo.

equitacao17

Por fim, os formandos aproveitaram a tarde para aprenderem sobre a equitação, que é um esporte que conta com três modalidades diferenciadas: adestramento, saltos de obstáculos e concurso. Além disso, a ação de montar a cavalo pode ser feita como um entretenimento, como terapia para pessoas com deficiência ou então como disciplina esportiva.