Integrantes da equipe do Instituto Jaime Lerner apresentaram na tarde de quarta-feira, 17, durante encontro com lideranças e empresários, a segunda etapa das diretrizes básicas para estruturação urbana de União da Vitória. As propostas tratam sobre os eixos de mobilidade urbana, novo sistema viário e de trânsito, transporte público, gestão e projetos estratégicos.
Conforme o arquiteto da equipe de Lerner, Fernando Canalli, nesta segunda etapa foram apresentadas as propostas preliminares que podem nortear o desenvolvimento de União da Vitória. “As contribuições apontam para o aperfeiçoamento das potencialidades, especialmente os relativos a uma visão estratégica, à estruturação urbana, à mobilidade e a projetos estratégicos, que refletem a configuração pretendida para a cidade”, disse.
O prefeito Santin Roveda (PR-PR) explicou que a equipe de Lerner já esteve em União da Vitória na primeira etapa do plano, para análise de situação, coleta de dados e o mapeamento das possíveis intervenções. “Estamos planejando a cidade para os próximos 30 anos, de forma ordenada, sustentável, destacando sua vocação de crescimento, para atrair novos empreendimentos, novas empresas, garantindo mais empregos, renda e melhor qualidade de vida aos moradores da nossa cidade.”
Rua da União
Entre as intervenções urbanas está a proposta de implantação da Rua da União sobre os trilhos na divisa de União da Vitória e Porto União e a instalação de novos abrigos de ônibus. Os dois projetos, segundo os arquitetos de Lerner, trazem nova identidade e marca para União da Vitória e consolidam a cidade como polo regional no sul do estado.
Segundo a arquiteta Gianna de Rossi, os projetos estratégicos tratam-se das chamadas “acupunturas urbanas”, como define Jaime Lerner, e são intervenções pontuais na cidade. “São equipamentos especiais do mobiliário urbano. A Rua da União, uma estrutura modular coberta, será um novo local para o encontro e lazer, compartilhado por pedestres e ciclistas no espaço que estabelece a divisa entre o Paraná e Santa Catarina, definido pelo traçado dos trilhos da ferrovia”, disse.
As diretrizes apontam ainda para reestruturação do sistema viário, novas sinalização vertical e horizontal, já prevendo a acessibilidade, calçadas, circulação de veículos, a ampliação das ciclovias, criando uma rede ciclo viária ligando o centro com os principais bairros e regiões da cidade.
Crescimento
No conjunto de propostas preliminares, a equipe de Jaime Lerner prevê a ampliação de perímetro urbano, o novo zoneamento da cidade com a criação de novas áreas para indústrias, a implantação de reservatórios de compensação de águas e parques ambientais, entre eles, o Parque do Rio Vermelho.
A expansão urbana, segundo os arquitetos, se dará em regiões com áreas disponíveis para o crescimento da cidade. A proposta apresentada por Jaime Lerner diz que o Distrito de São Cristóvão se consolida como o vetor de crescimento pois reúne grande quantidade de áreas disponíveis para a ocupação livre do atingimento das águas das cheias e com a facilidade de conexão através da construção da Ponte Governador José Richa. “Desta maneira, ofertam-se algumas novas áreas de ocupação que, se bem conduzidas, servirão para promover a diversidade de tipologias e usos na cidade e para diminuir a pressão por ocupação urbana nas áreas de risco de enchentes, adianta as diretrizes sobre as áreas possíveis de crescimento urbano”, afirma De Rossi.
A equipe e o relatório
As propostas preliminares de reestruturação urbana de União da Vitória foram condensadas em um relatório de 150 páginas apresentado pelos arquitetos Fernando Canalli, Gianna de Rossi e Lucas Roni de Lacerda. O relatório foi detalhado ainda pelos consultores Frid Kerina, economista e especialista em transporte, e os arquitetos Eloy Kockanny e Anive Soares, especialistas em sistema viário e trânsito. Os arquitetos e o economista fazem parte da equipe de grandes profissionais liderada por Jaime Lerner, apontado em 2017 melhor arquiteto e urbanista do mundo.