Governo de Santa Catarina inaugura mais uma unidade do Cedup no Estado

Secretário Aloísio Salvatti esteve presente na inauguração e conversou com o governador sobre investimentos na região

·
Atualizado há 7 anos

O governador Raimundo Colombo e secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, inauguraram na noite desta segunda-feira, 31, o Centro de Educação Profissional (Cedup) Padre Afonso Robl, em São Bento do Sul. A nova unidade de ensino em capacidade para atender 1,2 mil alunos e terá gestão compartilhada com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Os secretários executivos das ADRs de Canoinhas, Aloísio Francisco Salvatti, e de Mafra, Abel Schroeder, e o reitor da Udesc, Marcus Toamsi, também participaram da inauguração.

“É um belo prédio e uma excelente estrutura. Um espaço muito completo que será operado em conjunto com a Udesc, enquanto a universidade constroi o seu prédio, que deve ficar pronto em um ano. Fico feliz em ver uma obra dessa importância e qualidade pronta e começando a funcionar”, destacou Colombo.

A estrutura de 3,5 mil metros quadrados terá 12 salas de aula, seis laboratórios para atividades de pesquisa e extensão, duas oficinas, biblioteca, auditório com 200 lugares, ginásio de esportes, salas para atividades administrativas, refeitório, cozinha, depósito e almoxarifado. O espaço conta ainda com estacionamento e área de convivência.

O investimento chegou a R$ 8,6 milhões do Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida do Governo do Estado via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A prefeitura de São Bento do Sul também foi parceira com a doação do terreno.

No início do funcionamento da unidade será oferecido o curso técnico em Qualidade para 35 alunos, com duração de um ano e carga horária de 800 horas. Para 2018, já foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação e deve funcionar na modalidade subsequente e integrado ao Ensino Médio, o curso técnico de Meio Ambiente.

Na gestão compartilhada com a Udesc, serão oferecidos os cursos de Bacharelado em Sistema de Informação e EaD Licenciatura em Biologia e Especialização em Gestão Pública Municipal para 300 alunos.

Edital de concorrência para SC-135

Durante a inauguração, o secretário Aloísio Salvatti pode conversar com o governador. Na pauta estiveram assuntos de grande importância para a região da ADR Canoinhas, como o Edital de Concorrência para execução de obra de recuperação dos pontos críticos e acostamentos da Rodovia SC-135, trecho de 32,25 quilômetros, de Porto União até Matos Costa. A obra está orçada em mais de R$ 8,6 milhões. “São recursos do Governo do Estado, que com o apoio do Colombo e luta do deputado estadual Antônio Aguiar, conseguimos importante liberação”, destaca Salvatti.

O edital está disponível no site Portal de Compras do Estado até o dia 29 de agosto, para empresas interessadas

Também foi conversado que, na sequência, seja liberado edital para recuperação da Rodovia SC-477, e ainda agenda de inaugurações de obras como da EEB Irmã Maria Felícitas, do Ginásio Municipal do bairro Campo D´Água Verde e do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, em Canoinhas.